terça-feira, 26 de outubro de 2010

Plano de Aula - Unidade II

Curso: Ensinando Com as TIC’s
Atividade IV
Cursista: Rosângela Barbosa Bezerra
Tutora: Marilda da Cruz Sales Vaz
Data: 26/10/20010
Plano de Aula
Escola Estadual Alfredo Nasser
Disciplina: Geografia
Turma: 8º ou 9º ano
Duração: 4 aulas.
Objetivos:
Com essa atividade espera-se que o aluno:
- Desenvolva a capacidade de pesquisar e procurar soluções para situações-problemas.
- Estimule e desenvolva no aluno a noção de agente transformador do ambiente.
- Estimule a discussão e a possibilidade de intervenção nas ações humanas do dia-a-dia.
- Entenda o papel da sociedade e suas responsabilidades nas mudanças ambientais.
- Perceba a internet como uma ferramenta para a produção de trabalhos e aprimoramento do conhecimento.

Material necessário:
Artigos e livros que tratem do aquecimento global: atlas geográfico, computador com acesso a internet e material necessário para elaboração de cartazes como: cartolinas, lápis, lápis colorido e papel vegetal para auxiliar na confecção dos mapas.

Organização:
Na primeira etapa, os alunos terão um bate-papo com o professor para relembrar os conceitos e posteriormente devem ficar reunidos em grupos (de 4 a 5 no máximo). Na terceira e quarta etapa da atividade, a classe pode formar um único círculo para a apresentação dos cartazes e para a mediação do professor. Se for elaborar o cartaz coletivo, o melhor é afastar as carteiras e trabalhar com todos no chão e lousa.

Desenvolvimento da atividade

Primeira etapa:
O professor irá introduzir os conceitos necessários já discutidos. É importante que os alunos já tenham visto pelo menos os principais. Esses conceitos devem ficar claros para os alunos. Discuta o que for necessário com eles para garantir este processo. Para ajudar peça que pesquisem sobre aquecimento global uma aula antes.



Segunda etapa:
Separe a classe em quatro grupos. Cada grupo fará uma pesquisa diferente. O primeiro fará um cartaz do mapa-múndi indicando vegetação e biodiversidade. Lembre a eles que não precisa ser muito detalhado. Indique as regiões do globo onde ocorrem áreas significativas de vegetação e com um triângulo indique as áreas de maior biodiversidade. Eles podem pesquisar na bibliografia indicada ou em livros de geografia. O segundo fará uma pesquisa de relevo e temperatura média indicando também em um mapa-múndi. O terceiro representará os maiores rios, as regiões polares e os principais centros urbanos (metrópoles com mais de 5 milhões de habitantes).
Os três cartazes até aqui, apresentam fatores muito importantes para a biodiversidade e para a determinação climática por regulação do ciclo hídrico .Isto dará embasamento para se entender como todo o processo de aquecimento global vem ocorrendo. O quarto e último pesquisará sobre efeito estufa e o ciclo do carbono representando os esquematicamente no cartaz. Este será o cartaz integrador. A pesquisa e elaboração dos cartazes devem durar duas aulas.

Terceira etapa:
Apresentação dos cartazes por cada grupo. O professor aqui facilitará as relações entre os quatro cartazes pontuando os processos de degelos, aumento do nível dos mares e rios. Os mapas dois e três contribuirão para a visualização das conseqüências destes fatos. O que implicará para a vida na terra uma menor biodiversidade? Quais as grandes megalópoles que ficarão submersas nas próximas décadas? O que fazemos no dia-a-dia que interfere neste processo? Entre várias outras questões que podem ser levantadas. Explore ao máximo as dúvidas, este é o momento de deixar claro o papel de cada um em relação às mudanças climáticas.

Quarta etapa:
Na última aula a classe pode construir um único cartaz com medidas objetivas que cada um deve fazer no cotidiano. Importante aqui é a noção de multiplicador onde uma ação pode desencadear toda uma mudança na comunidade. O uso racional da energia, caminhar mais a pé, controlar os gastos de água, repensar a postura consumista, usar produtos reutilizáveis, usar sempre vasilhas retornáveis, utilizar lâmpadas de baixo consumo de energia podem ser algumas das propostas do cartaz coletivo. Se tiver possibilidade exponha esse cartaz em uma área de passagem do colégio para que mais alunos possam ler.

Avaliação:
Cada etapa desenvolvida pelo aluno pode ser avaliada. O professor pode atribuir conceitos para a etapa da pesquisa, para a produção do cartaz, para a apresentação e pela contribuição na elaboração do cartaz único. Isto permitirá traçar o desempenho de cada aluno na atividade bem como se houve um ganho de raciocínio e um acréscimo de informações assimiladas. Deixe claro para o aluno todos os critérios utilizados para avaliação desde o começo da atividade.

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